terça-feira, 6 de outubro de 2015

uns dois

É uma leitura ainda começando mas já penso que:

Se  Il y a de l’Un quer dizer não que o Um exista como tal, isolado, o universo. tem mais a ver com trazer do um como incontável. Não é "Há o um", é "há do Um", como se o um tivesse mais a ver com manteiga ou água do que uma bolacha ou uma cadeira. Pode-se, talvez, pensá-lo mais como um artigo do que um numeral. O artigo não se conta, tanto que o plural de um não é dois ou quatro, mas "uns". Numero engraçado esse, que você pode por no plural. os outros números, só dá para colocar no plural se você quiser falar deles escritos, dos algarismos, aí dá pra falar cincos, trezes, etc..

Mas no "uns" que a coisa fica interessante, porque o um não é necessariamente único. dá falar nele, como afirmei acima, na ordem do incontável. A afirmação nas fórmulas da sexuação, de dizer "ao menos um" quer dizer que podem haver uns, se passarmos para além do mínimo. Será que dá para falar do um à maneira de Heráclito, que tudo se reune no um, se formos seguir a idéia do Lacan? Sim, mas desse um tem um monte, e não sei se vão se dar muito bem, uns com os outros. 

O engraçado é que ao dizer uns, aparece como que uma recusa em contar, como se do um não se seguisse necessariamente dois e depois três. Aí a gente começa a falar do um, para além da unidade que o faz, cria um todo que não é feito de todos. Enfim, mesmo trazendo a noção de conjunto, o que fica de dentro e o que fica fora, aparece a possibilidade que tomar o conjunto por uma unidade é voltar ao mesmo problema. O Um fica maior, mas ele ainda é só um, como diria o menino para o valentão.   

Enfim,